Minas, balas y gringos

img_0044

O recém-lançado livro Minas, balas y gringos, do americano Thomas Field, conta a influência dos Estados Unidos na Bolívia entre 1961 e o início da década de 1970, por meio de programas como a Aliança para o Progresso. Por trás das ajudas financeiras e projetos de cooperação econômica estava o combate ao comunismo, principalmente depois da vitória de Fidel Castro em Cuba. O temor de que uma onda vermelha engolisse a América Latina foi a senha para que os EUA abrissem os cofres e financiassem de tudo, de ajudas econômicas a golpes de Estado.

O livro Minas, balas y gringos foi editado pelo governo boliviano e pode ser baixado gratuitamente no site do Ministerio de Trabajo, Empleo y Previsión Social da Bolívia. Basta clicar aqui. Para outras obras editadas pelo governo boliviano, clique aqui.

Ha cerca de um mês, quando estive em La Paz para entrevistar Loyola 
Guzmán para o projeto Os Últimos Guerrilheiros, fui convidado para assistir a uma das sessões do ciclo de seminários “Memoria histórica y violencia política”, organizada pela Asamblea Permanente de Derechos Humanos La Paz (APDHLP). Num dos encontros com Loyola, comentei que iria ao evento, e ela me disse que também estaria por lá. Quando chego à sede da entidade, encontro Loyola na porta do sobrado em que funciona a APDHLP, conversando com um homem. Ela nos apresenta e diz que ele havia escrito um livro. Para não atrapalhar, cumprimentei os dois e subi para a palestra.

Minutos depois chega Loyola com um livro nas mãos e me diz:

LOYOLA: Aquele era o Thomas Field. Ele escreveu esse livro e veio me presentear com um exemplar autografado.

Quase não acreditei. Estive diante do autor do livro que procurava e perdi a oportunidade não apenas de conseguir um exemplar, mas de estabelecer contato com ele.

Abaixo, uma entrevista do autor a um canal de televisão boliviano:

E aqui abaixo o vídeo com apresentação e debate sobre o livro, com a participação de Thomas Field.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s